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Governança de TI

Governança de Tecnologia da Informação

A Governança de TI é a função criada no âmbito da STI objetivando o alinhamento estratégico da TI aos objetivos da Universidade bem como adequação aos padrões determinados pela Administração Pública Federal no que se refere à melhoria da capacidade gerencial em TI, visando agregar valor aos resultados da UFF, nos campos de ensino, pesquisa, extensão e administração.

Para cumprir sua função, busca-se sensibilizar a alta administração da UFF para a sua participação no processo de tomada de decisão sobre a gestão de TI, visando viabilizar as principais ações estratégicas previstas em seu Plano Diretor de Tecnologia da Informação (PDTIC) que, por sua vez, estão totalmente alinhadas aos objetivos previstos para as áreas de atuação do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI).          

Pretendemos compartilhar novas ideias e estimular a prática da Governança, principalmente na STI, mas também promover uma mudança de cultura em toda Universidade.

    Áreas de atuação da Governança na STI

Planejamento estratégico

Contratação de soluções de TI

Mensuração de desempenho

Gestão de portfólio de serviços e projetos

Conformidade com normas e padrões da APF

Gestão de Riscos

Políticas e Normas

STI
As seguintes políticas e normas foram aprovadas e divulgadas juntamente com o PDTIC pelo Comitê de Tecnologia da Informação (COTI) e publicadas através das Portarias 47.106 e 47.107 (BS 106 de 26/06/2012):

Outros documentos elaborados pela Superintendência

APF e Internacionais

Normas e Diretrizes

A STI busca estar sempre alinhada às normas e diretrizes do governo federal que envolvem a área de tecnologia de informação. Através do seguimento à estas normas e outras de relevância nacional e internacional, será possível garantir um aumento da qualidade, confiabilidade e efetividade dos serviços e produtos.

Planejamento

PDTIC

O PDTIC 2020-2022 foi elaborado no mês de julho de 2020 e aprovado pelo Comitê de Governança Digital da UFF.

Sumário Executivo PDTIC 2020-22 (06.2022)

Sumário do PDTIC e acompanhamento das ações até o final de junho de 2022.

Sumário Executivo PDTIC 2020-22 (12.2021)

Sumário do PDTIC e acompanhamento das ações até o final de dezembro de 2021.

Sumário Executivo PDTIC 2020-22 (08.2021)

Sumário do PDTIC e acompanhamento das ações até o final de agosto de 2021.

Sumário Executivo PDTIC 2020-22 (02.2021)

Sumário do PDTIC e acompanhamento das ações até o final de fevereiro de 2021.

PDTIC 2020 a 2022

Demandas priorizadas

Durante o ano de 2017 e início de 2018, foram realizadas reuniões de priorização das demandas de TI pelo Comitê de Governança Corporativa da UFF (Portaria 54.352 de 29/07/2015), de acordo com o processo: Gestão de Demandas de TI.

Em 2019 a responsabilidade de priorização de demandas passou a ser do Grupo Gestor de Apoio à Governança constituído através da Portaria 64.029 de 04/06/2019.

Foi elaborada e publicada, em julho de 2019, uma Instrução Normativa que define o procedimento para solicitação e priorização de demandas de TI na UFF, garantindo o alinhamento de TI aos objetivos estratégicos da organização: Instrução de Serviço nº 02-2019 – Alinhamento de TI.

Como resultado das reuniões, temos uma lista atualizada das 12 demandas priorizadas que servem de base para o planejamento estratégico da STI e que pode ser visualizada a seguir:

Data da última atualização: 01/03/2023

Demandas a priorizar

Data da última atualização: 01/03/2023

Contratação de soluções de TI

A STI participa de processos de contratação de soluções de TI da UFF com a fiscalização de diversos contratos e com apoio técnico ao planejamento das contratações dos demais órgãos da universidade.

Estas contratações necessitam estar alinhadas à regras definidas para os órgãos da APF no que se refere ao planejamento da contratação, seleção de fornecedor e gestão do contrato.

Relação de Contratos fiscalizados pela STI em março de 2023

Processos STI

Processos da GTI

Os principais processos de Governança de TI encontram-se disponibilizados no portal de processos da STI.

Acesse aqui 

Resultados

Painel Operacional de TI
Progresso de Projetos
Dashboard de Projetos

Frameworks principais

A Governança de TI deve estar alinhada a uma boa gestão, desta forma buscamos promover as melhores práticas tais como: COBIT, PMBOK e ITIL.  

Acesse os sites oficiais:      

Início

Sobre a STI

Governança de TI

Informes

Central de Atendimento

Horário de funcionamento: Segunda a Sexta, 09h às 18h

Site:  app.uff.br/atendimento

E-mail: atendimento@id.uff.br

Telefone: (21) 2629-2042

Endereço: Av. Gal. Milton Tavares de Souza, s/n, 2º andar, Campus da Praia Vermelha - São Domingos, Niterói - RJ, 24210-310

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