Governança de Tecnologia da Informação
A Governança de TI é a função criada no âmbito da STI objetivando o alinhamento estratégico da TI aos objetivos da Universidade bem como adequação aos padrões determinados pela Administração Pública Federal no que se refere à melhoria da capacidade gerencial em TI, visando agregar valor aos resultados da UFF, nos campos de ensino, pesquisa, extensão e administração.
Para cumprir sua função, busca-se sensibilizar a alta administração da UFF para a sua participação no processo de tomada de decisão sobre a gestão de TI, visando viabilizar as principais ações estratégicas previstas em seu Plano Diretor de Tecnologia da Informação (PDTIC) que, por sua vez, estão totalmente alinhadas aos objetivos previstos para as áreas de atuação do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI).
Pretendemos compartilhar novas ideias e estimular a prática da Governança, principalmente na STI, mas também promover uma mudança de cultura em toda Universidade.
Áreas de atuação da Governança na STI
Planejamento estratégico
Contratação de soluções de TI
Mensuração de desempenho
Gestão de portfólio de serviços e projetos
Conformidade com normas e padrões da APF
Gestão de Riscos
Políticas e Normas
STI
A nova Política de Segurança da Informação (PSI) passou pela aprovação dos Comitês de Segurança da Informação (Portaria UFF Nº 68.509 de 22 de março de 2023), e Governança Digital (Portaria UFF Nº 68.595 de 22 de setembro de 2023), tendo sus publicação final aprovada através da Resolução CUV/UFF Nº 308, DE 06 DE MARÇO DE 2024.
Outros documentos elaborados pela Superintendência
- Instrução Normativa nº 02-2023 – Relação de responsáveis por sistemas informatizados na UFF
- Instrução de Serviço nº 02-2019 – Alinhamento de TI com as necessidades da UFF
- Política de Privacidade do Aplicativo UFF Mobile Plus
- Politica de Backup e Restauração – Rascunho
- Plano de Acessibilidade
- Equipe de Prevenção, Tratamento e Resposta a Incidentes Cibernéticos
- Norma de Aquisição de Recursos Computacionais
APF e Internacionais
Normas e Diretrizes
Planejamento
PDTIC
PDTIC 2024-2027
Versão aprovada na reunião do Comitê de Governança Digital de 25/11/2024
O PDTIC 2020-2022 foi elaborado no mês de julho de 2020 e aprovado pelo Comitê de Governança Digital da UFF.
Sumário Executivo PDTIC 2020-22 (06.2022)
Sumário do PDTIC e acompanhamento das ações até o final de junho de 2022.
Sumário Executivo PDTIC 2020-22 (12.2021)
Sumário do PDTIC e acompanhamento das ações até o final de dezembro de 2021.
Sumário Executivo PDTIC 2020-22 (08.2021)
Sumário do PDTIC e acompanhamento das ações até o final de agosto de 2021.
Sumário Executivo PDTIC 2020-22 (02.2021)
Sumário do PDTIC e acompanhamento das ações até o final de fevereiro de 2021.
Demandas priorizadas
Durante o ano de 2017 e início de 2018, foram realizadas reuniões de priorização das demandas de TI pelo Comitê de Governança Corporativa da UFF (Portaria 54.352 de 29/07/2015), de acordo com o processo: Gestão de Demandas de TI.
Em 2019 a responsabilidade de priorização de demandas passou a ser do Grupo Gestor de Apoio à Governança constituído através da Portaria 64.029 de 04/06/2019.
Foi elaborada e publicada, em julho de 2019, uma Instrução Normativa que define o procedimento para solicitação e priorização de demandas de TI na UFF, garantindo o alinhamento de TI aos objetivos estratégicos da organização: Instrução de Serviço nº 02-2019 – Alinhamento de TI.
Como resultado das reuniões, temos uma lista atualizada das 12 demandas priorizadas que servem de base para o planejamento estratégico da STI e que pode ser visualizada a seguir:
Data da última atualização: 01/03/2023
Demandas a priorizar
Data da última atualização: 01/03/2023
Contratação de soluções de TI
A STI participa de processos de contrata ̄o de solues de TI da UFF com a fiscaliza ̄o de diversos contratos e com apoio t←cnico ao planejamento das contrataes dos demais rg ̄os da universidade.
Estas contrataes necessitam estar alinhadas ¢ regras definidas para os rg ̄os da APF no que se refere ao planejamento da contrata ̄o, sele ̄o de fornecedor e gest ̄o do contrato.
Processos STI
Processos da GTI
Os principais processos de Governança de TI encontram-se disponibilizados no portal de processos da STI.