Superintendência de Tecnologia da Informação
A Superintendência de Tecnologia de Informação (STI) é o órgão estratégico da Universidade Federal Fluminense. Somos responsáveis por prover serviços e soluções de tecnologia da informação à comunidade interna (composta por mais de 70.000 pessoas entre alunos, professores, técnicos e gestores institucionais) e externa (representada pela sociedade brasileira, como um todo e diversas instituições internacionais).
Também faz parte da nossa missão pesquisar, desenvolver, executar e participar de projetos em tecnologia da informação e serviços de informática tanto internamente, nos diversos campi que compõem a UFF, como em parcerias com Municípios e Estados. Além disso, realiza-se a captação de recursos através de projetos, consultorias e serviços em TI.
Em 1974, ainda como NPD (Núcleo de Processamento de Dados), participamos ativamente da vida corporativa da organização sendo, inclusive, de nossa responsabilidade o processamento da folha de pagamento dos servidores. Nesta época, a tecnologia utilizada era baseada, principalmente, em aplicações desenvolvidas em mainframe com a utilização de cartões e grandes unidades de disco.
A partir do final da década de 80, foi implantada a primeira versão de sistemas on-line com tecnologia de hardware IBM, e os softwares SUPRA, MANTIS, e COBOL.
A partir dos anos 2000, viramos o Núcleo de Tecnologia da Informação e iniciamos o processo de migração dos principais sistemas para as tecnologias cliente/servidor e web.
A partir de 2011, com a reestruturação administrativa efetuada na UFF, surge a Superintendência de TI, representada pelo superintendente Ricardo Carrano. A partir desse momento, passamos a integrar a alta administração da Universidade ligada diretamente ao Gabinete do Reitor.
Equipes
Secretaria Administrativa
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Responsável por resolver questões administrativas de toda a Superintendência de TI.
Secretaria de Governança de TI
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Responsável por resolver questões relacionadas ao acompanhamento de demandas, agendamento de reuniões, entendimento das necessidades do usuário, questões relacionadas à contratos de TI, à serviços de TI, acompanhamento da LGPD, respostas à auditorias internas e externas, desenvolvimento do planejamento estratégico da STI, através de métricas, relatórios, entre outras atividades.
Secretaria de Gestão de Projetos
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Responsável por acompanhar a abertura, o desenvolvimento e a implantação de projetos desenvolvidos pela STI.
Coordena as atividades de gerencia de projetos, entre outras atividades.
Secretaria de Inovação
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Responsável por gerenciar, manter e operar os sistemas, serviços e soluções de inovação de TI.
– Realizar estudos e pesquisas de soluções de inovação em TI;
– Desenvolver novos produtos e soluções inovadoras à UFF.
Coordenação de Infraestrutura, Conectividade e Segurança da Informação
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Responsável pela coordenação das áreas de infraestrutura de TI da STI, subdivide-se nas seguintes áreas:
– Divisão de redes;
– Divisão de suporte técnico;
– Divisão de telefonia.
Além de ser responsável por questões relacionadas à Segurança da Informação.
Coordenação de Operações de Sistemas e Serviços
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Responsável pela coordenação de todo o setor de operações de TI da Superintendência, ou seja, todos os serviços que estão em operação. Essa área está subdividida em outras áreas, conforme abaixo:
– Divisão de operações de serviços e monitoramento
– Divisão de operações de banco de dados;
– Divisão de operações de sistemas:
* Sessão de operação de sistemas e cartões inteligentes;
* Sessão de operação de sistemas de Recursos Humanos;
* Sessão de operações de sistema de graduação;
* Sessão de operações de sistema administrativos;
* Sessão de operação de aplicativos móveis;
* Sessão de operação de sistemas de gestão de conteúdo.
Assessoria de Comunicação
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Responsável pela comunicação nos canais oficiais da STI.
Elaboram todo o conteúdo informativo aos usuários dos serviços de TI.
Assessoria de RH
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Responsável pela gestão de bolsistas que atuam na STI.