Escolha uma Página

PORTAL STI-UFF

Seja bem-vindo(a) ao site da Superintendência de Tecnologia da Informação da Universidade Federal Fluminense

Sobre

Superintendência de Tecnologia da Informação

A Superintendência de Tecnologia de Informação (STI) é o órgão estratégico da Universidade Federal Fluminense. Somos responsáveis por prover serviços e soluções de tecnologia da informação à comunidade interna (composta por mais de 70.000 pessoas entre alunos, professores, técnicos e gestores institucionais) e externa (representada pela sociedade brasileira, como um todo e diversas instituições internacionais).

Também faz parte da nossa missão pesquisar, desenvolver, executar e participar de projetos em tecnologia da informação e serviços de informática tanto internamente, nos diversos campi que compõem a UFF, como em parcerias com Municípios e Estados. Além disso, realiza-se a captação de recursos através de projetos, consultorias e serviços em TI.

Em 1974, ainda como NPD (Núcleo de Processamento de Dados), participamos ativamente da vida corporativa da organização sendo, inclusive, de nossa responsabilidade o processamento da folha de pagamento dos servidores. Nesta época, a tecnologia utilizada era baseada, principalmente, em aplicações desenvolvidas em mainframe com a utilização de cartões e grandes unidades de disco.

A partir do final da década de 80, foi implantada a primeira versão de sistemas on-line com tecnologia de hardware IBM, e os softwares SUPRA, MANTIS, e COBOL.

A partir dos anos 2000, viramos o Núcleo de Tecnologia da Informação e iniciamos o processo de migração dos principais sistemas para as tecnologias cliente/servidor e web.

A partir de 2011, com a reestruturação administrativa efetuada na UFF, surge a Superintendência de TI, representada pelo superintendente Helcio Rocha. A partir desse momento, passamos a integrar a alta administração da Universidade ligada diretamente ao Gabinete do Reitor.

Equipes

Secretaria Administrativa

Mais informações

Responsável por resolver questões administrativas de toda a Superintendência de TI.

Secretaria de Governança de TI

Mais informações

Responsável por resolver questões relacionadas ao acompanhamento de demandas, agendamento de reuniões, entendimento das necessidades do usuário, questões relacionadas à contratos de TI, à serviços de TI, acompanhamento da LGPD, respostas à auditorias internas e externas, desenvolvimento  do planejamento estratégico da STI, através de métricas, relatórios, entre outras atividades.

Secretaria de Gestão de Projetos

Mais informações

Responsável por acompanhar a abertura, o desenvolvimento e a implantação  de projetos desenvolvidos pela STI.

Coordena as atividades de gerencia de projetos, entre outras atividades.

Secretaria de Inovação

Mais informações

Responsável por gerenciar, manter e operar os sistemas, serviços e soluções de inovação de TI. 

– Realizar estudos e pesquisas de soluções de inovação em TI;

– Desenvolver novos produtos e soluções inovadoras à UFF.

Coordenação de Infraestrutura, Conectividade e Segurança da Informação

Mais informações

Responsável pela coordenação das áreas de infraestrutura de TI da STI, subdivide-se nas seguintes áreas:

– Divisão de redes;

– Divisão de suporte técnico;

– Divisão de telefonia.

Além de ser responsável por questões relacionadas à Segurança da Informação.

Coordenação de Operações de Sistemas e Serviços

Mais informações

Responsável pela coordenação de todo o setor de operações de TI da Superintendência, ou seja, todos os serviços que estão em operação. Essa área está subdividida em outras áreas, conforme abaixo:

– Divisão de operações de serviços e monitoramento

– Divisão de operações de banco de dados;

– Divisão de operações de sistemas:

* Sessão de operação de sistemas e cartões inteligentes;

* Sessão de operação de sistemas de Recursos Humanos;

* Sessão de operações de sistema de graduação;

* Sessão de operações de sistema administrativos;

* Sessão de operação de aplicativos móveis;

* Sessão de operação de sistemas de gestão de conteúdo.

Assessoria de Comunicação

Mais informações

Responsável pela comunicação nos canais oficiais da STI. 

Elaboram todo o conteúdo informativo aos usuários dos serviços de TI.

Assessoria de RH

Mais informações

Responsável pela gestão de bolsistas que atuam na STI.

Início

Sobre a STI

Governança de TI

Informes

Central de Atendimento

Horário de funcionamento: Segunda a Sexta, 09h às 18h

Site:  app.uf.br/atendimento

E-mail: atendimento@id.uff.br

Telefone: (21) 2629-2042

Endereço: Av. Gal. Milton Tavares de Souza, s/n, 2º andar, Campus da Praia Vermelha - São Domingos, Niterói - RJ, 24210-310

Skip to content